Evangelho de Jesus Cristo - Mateus 1, 18-23:
“Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is, 7, 14), que significa: Deus conosco”.
Comentário do Evangelho - Escritos de Toninho:
A história de amor de Maria e José...(Que fruto desse amor! O Deus Encarnado vem nos salvar!)
Quantos frutos o nosso amor dará?
Jesus escolheu se revelar ao mundo no seio de uma família...
José mostra como assumiu a culpa do abandono, que falassem mal dele e não dela, porque ele não se via chamado nesta missão que ele não entendia. Preferiu que pensassem e falassem mal dele. Pensar: como tenho que guardar a honra do minha esposa? Não falar dos defeitos dela, posso pedir ajuda, mas pensar antes para quem realmente possa ajudar.
A Sagrada Família modelo das nossas famílias... ( o modelo não é algo “engessado”. Jesus era um único filho, o que não significa exemplo do número de filhos ou dos costumes da época, mas no exemplo de cumprir a Vontade de Deus. Todos cumpriram sua missão, alcançaram a santidade, cumprindo a vontade de Deus.
Jesus Cristo cumpriu sua missão sendo perfeito Deus e perfeito Homem!
São José cumpriu sua missão: ser o protetor e defensor da Sagrada Família, ser o pai de Jesus na terra e ser santo!
Santa Maria cumpriu sua missão: esposa de um santo, mãe de Jesus (Deus), medianeira de todas as graças e santa!
Nós também temos que cumprir nossa missão, sendo santos no cumprimento desta missão!
Nesta pequena introdução sobre Jesus Cristo gostaria de deixar um pequeno propósito:
Se vamos conhecer mais sobre a vida de Cristo, devemos fazê-lo lendo um pouco cada dia do Evangelho. Nestes escritos estão o sentido da nossa vida!